Antes de dedicar tempo em qualquer estudo de viabilidade, energia e recursos a um novo projeto, os gerentes e executivos de projeto querem saber: este projeto pode dar certo?
E mesmo que o projeto seja bem-sucedido, os resultados justificarão o custo e o esforço necessários para alcançá-los? Essas questões e, em última instância, o destino do projeto, podem ser determinadas por meio de um estudo de viabilidade.
O que é um estudo de viabilidade? Neste artigo, respondemos a essa pergunta e analisamos como fazer um estudo de viabilidade para ajudar você e sua equipe de gerenciamento a tomar decisões mais bem informadas sobre quais projetos são financiados e quais são adiados ou descartados.
O que é um estudo de viabilidade?
Um estudo de viabilidade analisa a viabilidade de um projeto proposto e avalia suas chances de sucesso. Normalmente, os estudos de viabilidade são preparados para executivos que decidirão se aprovam o projeto com base na análise de viabilidade. Os estudos de viabilidade identificam os principais objetivos do projeto e fatores relevantes, examinam a pesquisa de mercado e detalham os recursos e o orçamento necessários para executar o projeto com sucesso.
As 7 etapas do estudo de viabilidade
Os estudos de viabilidade devem incluir as seguintes etapas:
- Análise preliminar: Assim como o estudo de viabilidade determina se um projeto proposto vale a pena, a análise preliminar determina se o próprio estudo de viabilidade é justificado. O fato é que a realização de um estudo de viabilidade é um processo demorado, e a análise preliminar tentará descobrir quaisquer obstáculos que possam inutilizar o estudo de viabilidade.
- Defina o escopo: Antes de determinar o impacto potencial de um projeto, você precisa ter clareza sobre seu escopo. Isso inclui a definição dos objetivos, tarefas, fases, custos, resultados e prazos do projeto. O escopo do projeto também identifica as partes interessadas internas, bem como os clientes externos.
- Pesquisa de mercado: Existe uma demanda para esta empresa em particular no mercado que você pretende atender? São informações essenciais que devem ser conhecidas antes de se comprometer com um projeto, e é justamente isso que o estudo de mercado pretende responder. A pesquisa de mercado também fornece informações sobre o cenário competitivo atual e ajuda a identificar fatores como influência geográfica no mercado, valor de mercado global e dados demográficos.
- Avaliação financeira: Naturalmente, o estudo de viabilidade irá detalhar e analisar os custos financeiros e os riscos envolvidos no projeto. Os custos podem incluir recursos humanos, equipamentos, materiais, software, hardware, instalações e serviços de terceiros. Além disso, a avaliação financeira examinará o impacto potencial que o fracasso do projeto terá nos resultados.
- Obstáculos e Soluções Alternativas: Quais são os possíveis problemas e circunstâncias que podem causar atrasos ou até mesmo falhas no projeto? Quais são as soluções alternativas que podem contornar esses problemas? A maioria dos estudos de viabilidade também inclui uma avaliação desses fatores.
- Reavaliação: Nesta etapa, você deve solicitar uma reavaliação de todo o estudo de viabilidade, de cima para baixo, por um colega PM, gerente ou qualquer outra pessoa em sua organização. Ter uma nova perspectiva sobre o estudo ajudará a garantir que você não negligencie nenhum elemento-chave ou calcule mal o impacto potencial do projeto.
- Critérios de de ‘aceite’ ou ‘não aceite’: Quando tudo estiver dito e feito, o estudo de viabilidade se resume a uma decisão: Aprovação ou desaprovação?
Exemplos de estudos de viabilidade
Embora a realização de um estudo de viabilidade possa parecer complicada, na verdade existem milhares de exemplos do mundo real acontecendo ao seu redor o tempo todo. Em primeiro lugar, é conveniente conhecer os diferentes tipos de estudos de viabilidade:
- Viabilidade técnica: Se a tecnologia e o conhecimento necessários para utilizá-la no projeto estiverem disponíveis.
- Viabilidade legal: Se o seu projeto cumprir todos os requisitos legais necessários.
- Viabilidade operacional: Se o seu projeto pode ser executado de acordo com a capacidade, recursos e processos operacionais da sua organização.
- Viabilidade de tempo: se o cronograma do seu projeto se encaixa no restante dos cronogramas da sua organização.
Todos e cada um desses estudos de viabilidade podem ser encontrados em exemplos do mundo real. Pense no seguinte:
- Um pai muito ocupado está fazendo recados e se pergunta se pode fazer as compras semanais entre deixar o filho no treino de xadrez e buscá-lo em uma festa. Você acabou de concluir uma análise de viabilidade de tempo.
- Um adolescente está escolhendo um celular novo e pesquisando qual modelo será mais compatível com os aplicativos e plataforma que ele mais utiliza. Você acabou de concluir uma análise de viabilidade técnica.
A quantidade de detalhes incluídos em sua análise de viabilidade depende de sua organização e do projeto escolhido. Para aproveitar ao máximo sua próxima análise de viabilidade, vamos dar uma olhada em algumas práticas recomendadas.
Quais são as melhores práticas de uma análise de viabilidade?
Para garantir que você aproveite ao máximo seu estudo de viabilidade, siga algumas práticas recomendadas. Por exemplo, buscar informações de colegas ou gerentes seniores pode fornecer uma visão dos fatores que você listou e ajudá-lo a preencher itens que não havia considerado. Além disso, convém verificar os dados e as informações coletadas para garantir que sejam precisos.
Outra boa prática é seguir um modelo de análise de viabilidade para não ter que reinventar a roda a cada projeto. Se sua organização realiza projetos regularmente, você pode acessar uma amostra ou modelo de estudo de viabilidade para trabalhar.
O que deve ser incluído no relatório de viabilidade?
Depois de fazer a pesquisa necessária, fazer a devida diligência e coletar todos os dados, é hora de produzir o relatório de viabilidade. Os elementos básicos desta análise podem variar um pouco dependendo do tipo de projeto que você está executando, mas geralmente incluem:
- O sumário executivo
- Considerações e requisitos de tecnologia
- Avaliação de mercado existente
- Estratégia de marketing
- Recursos e equipe
- Cronograma do projeto
- Dados financeiros
- Conclusões e recomendações
Conclusão a respeito do tema de análise de viabilidade
Ao realizar um estudo de viabilidade, é útil ter uma fonte única e centralizada para arquivar e organizar todos os dados coletados, as análises e declarações de impacto que você prepara e todos os outros recursos e referências que você coleta no decorrer do estudo. Procure compartilhar seus relatórios de viabilidade com membros da equipe, gerentes, executivos e partes interessadas que avaliarão ou serão afetados pelo projeto.