O que é ChatGPT? O que você precisa saber sobre o OpenAI Chatbot que se tornou viral

por | dez 15, 2022 | Projetos

Um novo chatbot dos caras que nos trouxeram o DALL-E causou uma espécie de tempestade no Twitter com suas respostas hilárias às perguntas dos usuários.

O chatbot ChatGPT, alimentado por OpenAI e alimentado por inteligência artificial, foi lançado esta semana para uma mistura de elogios e preocupações. Desenvolvido pela OpenAI, o chatbot pode ensinar aos usuários várias coisas, como configurar um site, mas também se mostrou problemático.

O que é OpenAI ChatGPT?

Em poucas palavras, é um novo chatbot desenvolvido pela OpenAI que foi projetado para interagir com usuários humanos da maneira mais natural possível. O chatbot foi construído desde o início para ser o mais natural possível ao falar com as pessoas no que é chamado de “estilo de conversação”.

O site do chatbot diz que o formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita erros, conteste premissas defeituosas e rejeite solicitações inadequadas.

Embora o ChatGPT não seja uma tecnologia nova, muitos tecnólogos já ficaram satisfeitos com sua capacidade de imitar a fala humana e os padrões de linguagem, fornecendo informações precisas e oportunas.

Muitas pessoas foram às mídias sociais para compartilhar suas interações estranhas, às vezes engraçadas e às vezes ambas com o bot.

Como o ChatGPT da OpenAI é usado?

O editor-chefe do TechCrunch, Darrell Etherington, disse que as consultas de pesquisa do ChatGPT eram tão básicas como se um usuário estivesse brincando com um colega ou interagindo com um agente de suporte ao cliente em um site.

Etherington mostrou o poder do chatbot fazendo uma pergunta sobre Pokémon e seus pontos fortes e fracos. “O resultado é exatamente o que procuro, não uma lista de coisas que podem me ajudar a encontrar o que procuro se estiver disposto a gastar tempo, que é o que o Google retorna”, explicou.

Tudo muito interessante, mas outros tecnólogos estão preocupados com o potencial do chatbot para usos sinistros. Por exemplo, em teoria, você poderia ensinar alguém a construir algo prejudicial, etc.

Os chatbots como o ChatGPT são seguros?

O que é ChatGPT
Imagem criada com AI

Samczsun, parceiro de pesquisa e diretor de segurança da Paradigm, uma instituição financeira que oferece suporte a criptomoedas e empresas Web3, twittou que havia contornado com sucesso o filtro de conteúdo do chatbot. Em um tweet, ele mostrou evidências que supostamente mostravam que ele havia conseguido convencer o bot a ensiná-lo a preparar um coquetel molotov.

Ao testar os filtros de segurança e conteúdo de uma IA, pesquisadores e programadores costumam fazer perguntas como como pular um carro, por exemplo.

Embora existam salvaguardas para impedir que o ChatGPT responda a solicitações perigosas, a OpenAI afirma em seu site que a tecnologia não é perfeita.

“Embora tenhamos trabalhado duro para fazer com que o modelo rejeite solicitações inapropriadas, às vezes ele responde a instruções prejudiciais ou exibe comportamento tendencioso”, diz um comunicado no site da OpenAI. Ele diz que a OpenAI está usando ferramentas de moderação para evitar respostas inadequadas, mas “esperamos que você tenha alguns falsos negativos e positivos agora”.

O site adverte que o ChatGPT ocasionalmente fornece respostas absurdas ou erradas, mesmo que as respostas pareçam corretas.

O OpenGPT não é a primeira inteligência artificial OpenAI a ganhar popularidade. DALL-E, uma máquina que poderia criar imagens a partir de instruções escritas básicas, tornou-se popular em 2021. DALL-E destacou os avanços na capacidade da inteligência artificial de aprender de maneira semelhante à humana. No entanto, essa versão do AI e outra chamada DALL-E 2 foram criticadas por seu viés racial e de gênero.

A demanda pelo ChatGPT foi tão grande na quinta-feira que o CEO da OpenAI, Sam Altman, twittou que a empresa estava fazendo todo o possível para acomodar os usuários.

“Há muito mais demanda para o ChatGPT do que esperávamos e estamos trabalhando para adicionar mais capacidade”, escreveu Altman.

Em um tweet de acompanhamento, Altman acrescentou: “Além disso, todos nós da OpenAI ficamos muito felizes em ver as pessoas gostando tanto do ChatGPT e fazendo coisas tão criativas!”