Os estilos de liderança explicam como e por que certos indivíduos se tornam líderes. Eles enfatizam traços de caráter e ações que as pessoas podem tomar para melhorar suas habilidades de liderança. As principais qualidades citadas pelos líderes como essenciais para uma liderança eficaz são:
- Incentiva o desenvolvimento da equipe
- Incentiva os relacionamentos produtivos
- Fortes princípios morais e éticos
- Excelentes habilidades organizacionais
- Aprendizagem constante
Os estilos de liderança ajudam a entender como os líderes usam e cultivam essas qualidades, tornando-as mais fáceis de entender, discutir e testar na prática.
O que são estilos de liderança?
Uma teoria de liderança descreve como e por que certos indivíduos se tornam líderes. Concentra-se nas características e comportamentos que as pessoas podem adotar para melhorar sua capacidade de liderança. De acordo com os líderes no brasil, uma ética forte e altos padrões morais são qualidades essenciais de um bom líder.
O que torna um líder de referência?
Um líder de sucesso possui caráter, coragem, visão transparente e ambição. Um líder forte cria o sucesso da organização, incentivando a equipe a ter o melhor desempenho.
Habilidades Essenciais de Liderança de Grandes Líderes
- Mantenha as linhas de comunicação abertas;
- Ser capaz de tomar decisões;
- Entenda como oferecer suporte. Líderes de apoio são acessíveis a sua equipe, transparentes em suas decisões, jogam em equipe e são comunicadores habilidosos de planos e táticas;
- Eles têm empatia e mostram isso;
- Planejar de forma eficaz;
- Colaborar.
As 10 principais estilos de liderança que você deve conhecer
1. Estilo e liderança transacional
Bem durante a revolução industrial, essa teoria transacional foi desenvolvida para aumentar a produtividade da empresa. É uma abordagem de liderança que enfatiza o valor da hierarquia para melhorar a eficácia organizacional.
Esses gerentes valorizam muito a estrutura e usam sua autoridade de execução para inspirar a equipe a dar o melhor de si. De acordo com esta filosofia, os trabalhadores são recompensados por atingirem as metas estabelecidas. O conceito também pressupõe que os trabalhadores devem cumprir as diretrizes dos gestores.
Os gerentes que praticam a liderança transacional ficam de olho em seu pessoal, certificando-se de que sejam recompensados por atingir marcos e disciplinados quando ficam aquém. Esses gestores, no entanto, não servem como motor de expansão da empresa. Em vez disso, eles se concentram em manter as políticas e os padrões da organização para garantir que tudo corra conforme o planejado.
Líderes que praticam a liderança transacional
- Eles se concentram em objetivos imediatos.
- Eles favorecem processos e padrões padronizados
- Eles desencorajam o pensamento abertos.
- Enfatizam o interesse próprio
Quando há desafios claramente definidos e o objetivo principal é realizar um trabalho, a liderança transacional funciona bem.
2. Estilo de liderança voltando para transformação
A relação entre líderes e equipe pode ajudar a organização, de acordo com a teoria transformacional da gestão. Essa teoria de liderança sustenta que líderes eficazes inspiram os trabalhadores a ir além do que são capazes. Os líderes desenvolvem uma visão para os membros de sua equipe e os motivam a realizá-la.
Os líderes transformacionais aumentam o moral dos funcionários e os inspiram, ajudando-os a ter um melhor desempenho no trabalho. Esses gerentes incentivam os membros da equipe com suas ações em vez de suas palavras, porque são especialistas em liderar pelo exemplo.
Líderes que praticam a liderança transformacional
- Eles se autogerenciam
- coloque um exemplo
- Priorize a interação
- Seja proativo em seu trabalho
- Promova o desenvolvimento dos funcionários
- Seja receptivo a novos conceitos
- Assumir riscos e tomar decisões difíceis
Líderes transformacionais, diferentemente dos líderes transacionais, priorizam processos falhos e reúnem pessoas que se dão bem para alcançar objetivos corporativos compartilhados. Além disso, executivos eficazes priorizam as necessidades da organização e de seus funcionários sobre as suas próprias.
3. Estilo de liderança alinhado a contingências
De acordo com a hipótese da contingência, não existe uma única maneira correta de administrar uma organização. Determinar a estratégia ideal para administrar uma organização depende de considerações internas e externas. De acordo com a teoria da contingência, o candidato certo deve se encaixar no cenário certo.
Os seguintes elementos influenciam o estilo de liderança, de acordo com a teoria da contingência:
- Abordagem de gestão
- velocidade de trabalho
- Políticas e cultura da organização
- Espírito de funcionário
- Nível de maturidade do funcionário
- Relacionamento entre colegas de trabalho ou membros de uma equipe
- Objetivos da organização
- Ambiente e rotina de trabalho
A estratégia de gestão que ajudará a organização a atingir seus objetivos em uma determinada situação é decidida pelo líder.
De acordo com essa visão, as situações determinam se os líderes são ou não eficazes. Por mais bem-sucedido que seja um líder, explica a ideia, sempre surgirão situações difíceis. Destaca que os líderes estão cientes de que as condições, aliadas às suas habilidades, influenciam sua realização.
4. Lideres situacionais
Como a teoria da contingência, essa ideia enfatiza a importância do contexto e sustenta que um líder deve se ajustar ao contexto em mudança para atingir metas e fazer julgamentos. O nível de competência e dedicação dos membros da equipe pode influenciar a forma como esses líderes escolhem liderar.
Liderança situacional, de acordo com a teoria situacional:
- Desenvolva uma conexão com os trabalhadores
- Incentivar os funcionários
- Reconhecer quando filosofias alternativas de liderança são necessárias em uma determinada situação
- Desenvolver equipes e unidades organizacionais
A ideia também distingue quatro estilos principais de liderança:
- Falar: Os gerentes instruem os membros da equipe sobre o que fazer e como fazer.
- Vender: os membros da equipe são persuadidos a adotar os conceitos ou ideias de um líder.
- Participar: Líderes eficazes incentivam os membros de sua equipe a participar ativamente nos processos de resolução de problemas e tomada de decisões.
- Delegar: Ao limitar seu envolvimento, os líderes cedem a maior parte do trabalho à equipe. Esses líderes delegam a tomada de decisões ao grupo, mas estão sempre dispostos a receber conselhos.
A teoria lista alguns traços essenciais de um líder situacional, como capacidade de resolução de problemas, confiança, adaptabilidade, insight e coaching.
5. A Teoria do Grande Homem
Uma das primeiras teorias sobre liderança baseia-se na suposição de que essas qualidades são inerentes, o que indica que os líderes nascem, não são criados e não podem ser aprendidos. Essa hipótese afirma que um líder possui certas características humanas inatas, como:
- Glamour
- Decisão
- Sabedoria
- Atrever-se
- Assertividade
- Apelo
Essa visão ressalta o fato de que os indivíduos não podem ser ensinados a serem líderes eficazes. É uma qualidade que você tem ou não tem. Essas habilidades vêm naturalmente, então elas não podem ser aprendidas ou treinadas.
Além disso, a ideia sustenta que essas qualidades de liderança são constantes ao longo do tempo e se aplicam a todas as organizações, independentemente do ambiente em que esses líderes estão empregados. A ideia de que líderes excepcionais surgem quando chamados é outro princípio dessa ideologia de liderança.
6. Estilos de liderança que analisa os traços comportamentais
A teoria do grande homem é estendida pela teoria dos traços de liderança, que se baseia na ideia de que os líderes eficazes têm qualidades particulares de personalidade e traços comportamentais. Graças a essas qualidades, eles podem se tornar líderes eficazes em uma série de circunstâncias.
Também promove a ideia de que certas pessoas são mais naturalmente talentosas como líderes do que outras. Pessoas eficazes têm hobbies e traços de personalidade muito diferentes dos não-líderes.
As principais características de um líder de sucesso são
- Equilíbrio emocional
- Reconhecimento do dever
- Concorrência
- Reconheça os obstáculos
- pensamento com ação
- habilidades de motivação
- talentos em comunicação
- dureza e flexibilidade
- Tome decisões com confiança
Com a ajuda dessa ideia de liderança, você pode entender melhor suas limitações e pontos fortes. Muitas organizações escolhem a pessoa ideal para uma posição de liderança usando a abordagem de traços.
7. Estilo de liderança comportamental
De acordo com essa visão, as habilidades de liderança de uma pessoa são um produto de seu ambiente. Diferentes talentos de aprendizagem contribuem para uma gestão eficaz. A ideia behaviorista sustenta que os líderes são formados e treinados, não nascem, em contraste com o modelo de liderança.
Em outras palavras, o desempenho de um líder não é influenciado por suas características inerentes, uma vez que as qualidades de liderança são impulsionadas pelo comportamento. Qualquer um é capaz de se tornar um líder com o devido treinamento e instrução.
De acordo com essa teoria, para aumentar o desempenho e o moral de sua equipe, os gestores devem estar atentos ao seu próprio comportamento. Essa teoria classifica os gerentes nas seguintes categorias com base nos estilos de liderança que reconhece:
- Chefes focados em tarefas
- Líderes que colocam as pessoas em primeiro lugar
- Líderes apáticos
- Líderes eficazes
- Autoridades ditatoriais
- Autoridades atuais
- Líderes confiáveis
- Ampreendedores astutos
- chefes de família
- Chefes de clubes de campo
É fácil avaliar o estilo de liderança de profissionais da construção, líderes de equipe ou mesmo qualquer líder especialista, usando a teoria comportamental.
8. Teoria do comportamento
A teoria da liderança comportamental concentra-se nas ações dos líderes e sustenta que outros líderes são capazes de imitar ações semelhantes. Como às vezes se sabe, a teoria do design sustenta que os líderes bem-sucedidos também podem ser desenvolvidos por meio de comportamentos ensináveis, em vez de nascer com eles.
Os comportamentos de um líder são amplamente enfatizados nas teorias comportamentais de liderança; Essa teoria sustenta que observar o comportamento de um líder é o melhor indicador de quão bem-sucedida será sua liderança.
A hipótese de aprendizagem comportamental enfatiza o comportamento em vez de traços. De acordo com essa ideia, os padrões de comportamento observáveis são classificados como “estilos de liderança”.
Líderes orientados para tarefas, líderes de clube, líderes orientados para pessoas, líderes ditatoriais, líderes de status e outros são exemplos de estilos de liderança.
9. Teoria funcional
A teoria funcional da liderança enfatiza como o trabalho ou a organização é executado, em vez de quem foi formalmente designado como líder.
Dentro da abordagem de liderança funcional, o poder de fazer as coisas depende de um conjunto de comportamentos das pessoas, e não de um indivíduo.
10. Teoria psicológica integrativa
A liderança integrativa pode ser um novo estilo de liderança que incentiva a cooperação através de uma variedade de barreiras para promover o bem comum.
Ele combina teorias e técnicas de liderança que estão enraizadas em cinco importantes esferas sociais: indústria, governo, organizações sem fins lucrativos, mídia e comunidade.
Por que as teorias de liderança são importantes?
As teorias de liderança descrevem como e por que certas pessoas se tornam líderes. Eles enfatizam ações e traços de caráter que as pessoas podem adotar para melhorar suas habilidades de liderança. As principais qualidades que os líderes citam como essenciais para uma liderança eficaz são fortes princípios morais e ética
Não é necessário insistir muito na importância da liderança. O sucesso de qualquer organização pode ser o resultado de sua liderança. Graças à sua liderança, até mesmo o Estado alcançou independência, expansão, prosperidade e poder. A liderança eficaz é outra das coisas que contribuem para o sucesso e a expansão de uma empresa ou organização industrial.
O que são estilos de liderança que mais se destacam em [year]?
Os 6 tipos de liderança de acordo com o psicólogo Daniel Goleman estão descritos abaixo.
- Visionário, viciado em inovação;
- Mentor, busca objetos de forma coletiva;
- Paternal;
- Democrático;
- Maestro;
- Manda-chuva.
Aplicação de teorias de liderança no local de trabalho
Aqui são 8 conselho para despertar em você o seu estilo de liderança
- Torne-se um líder de pensamento
- Junte-se a uma corporação para profissionais
- Considere o quadro geral
- Pense de forma proativa e positiva
- Ouvir os outros e receber conselhos deles
- Conecte-se com um objetivo em mente
- Encontre um mentor
- Aceite a diversidade.
Conclusão
Como você pode ver, as teorias de liderança são baseadas em diferentes maneiras de pensar. Alguns se concentram em traços e qualidades, enquanto outros abordam a importância dos aspectos situacionais que influenciam o comportamento do líder.
Como muitos outros conceitos comportamentais, a liderança é altamente multidimensional e existem vários fatores que influenciam o desempenho de um líder. Como o lado humano do negócio é um dos elementos mais importantes, se não o mais importante, que determina o sucesso e o fracasso de uma organização, a liderança sempre será a habilidade mais preciosa no mundo dos negócios.