Falando do (inter)pessoal: por que os relacionamento interpessoal é tão importante

por | mar 18, 2022 | Estratégias

Levando-o em consideração o interpessoal: veja porque o relacionamento interpessoal é tão importante no seu dia a dia. Os laços humanos são muitas vezes a parte mais doce da vida.

Aqui está uma visão geral das relações interpessoais e por que elas são tão especiais. 🥰

Definição de relacionamento interpessoal

As relações interpessoais são as fortes conexões que sentimos com as pessoas mais próximas de nós. Isto poderia ser:

  • amigos
  • colegas
  • membros da família
  • parceiros(as)

Eles se baseiam no respeito mútuo, confiança e lealdade, e podem fornecer apoio, cuidado e até mesmo amor.

Por que eles são tão importantes

O relacionamento interpessoal nos ensinam quem somos. Desde muito cedo, as pessoas ao nosso redor moldam aspectos-chave de nossas personalidades e sistemas de valores. Eles podem nos ajudar a dar um sentido de propósito e direção.

Eles também são um componente chave do bem-estar físico e mental geral. Existe uma forte ligação entre as relações e a saúde emocional. É por isso que é vital cercar-se de pessoas que lhe tragam alegria, apoio e conforto.

Tipos de relações interpessoais

Existem diferentes tipos de relações interpessoais. Todos são igualmente importantes, mas cada um é único. Elas dependem da conexão individual e das expectativas da relação.

Estes são os tipos mais comuns de relações interpessoais.

Família

A família pode incluir nossos pais, irmãos, avós, tias, tios, primos, cuidadores e tutores. Estas são as primeiras relações que formamos. Muitas vezes temos laços estreitos com os membros da família. Estes laços podem durar uma vida inteira.

Às vezes temos valores ou ideais diferentes dos de membros da família – e não há problema! Mas é muito importante manter uma comunicação aberta e respeitosa.

Em alguns casos, as diferenças pessoais não podem ser superadas e as relações interpessoais com os membros da família podem se tornar tensas ou inexistentes.

Amizade

Enquanto você não pode escolher sua família, você pode escolher seus amigos. Algumas amizades são ainda mais importantes do que as conexões familiares.

Não há uma fórmula simples para explicar as amizades, pois elas são complexas. Você vivenciará diferentes tipos de amizades ao longo de sua vida.

Os amigos podem realçar diferentes aspectos de sua personalidade, portanto, não se preocupe se seus amigos nem sempre compartilham o mesmo nível de conexão. Algumas dessas relações podem durar pouco tempo, mas outros laços resistirão ao teste do tempo. Se é bom, é bom.

Se você se encontrar em uma situação tóxica, não há problema em se separar da relação. Em última análise, isto será o melhor para ambos.

Romântico

Às vezes a atração mútua evolui de “eu gosto de você” para “eu gosto de você e eu te amo”. Esta é uma relação interpessoal romântica. Uma relação romântica pode às vezes começar como uma amizade, mas elas são diferentes.

A maneira como você sente amor por seus amigos e parceiros românticos pode variar. Você pode amar totalmente seus amigos. Mas você não está necessariamente apaixonado por eles.

Outra diferença é como você expressa seus sentimentos. O amor romântico é muitas vezes expresso através do contato físico e sexual.

Trabalho

Você pode ver seus colegas de trabalho mais do que sua própria família, portanto é normal formar fortes laços com seu pessoal no trabalho. Suas experiências compartilhadas podem criar relacionamentos que impactam a dinâmica do local de trabalho.

Nem sempre concordamos com os colegas, mesmo que sejam amigos, mas é importante manter uma comunicação respeitosa para garantir que tanto o trabalho quanto a amizade sejam valorizados.

Aqui estão algumas dicas úteis para as amizades no local de trabalho:

  • Estabelecer limites.
  • Manter conversas de escritório sobre trabalho.
  • Encontrar um equilíbrio adequado entre pessoal e profissional.
  • Guarde as longas conversas e os boatos quentes sobre o desastre do Tinder para o happy hour.

Como desenvolver meu relacionamento pessoal?

As relações se desenvolvem com o tempo e cada dinâmica de relacionamento interpessoal tem sua própria vibração. Muitas vezes variam em comprimento e intensidade, mas cada relacionamento é vivenciado em um conjunto de etapas.

Etapas das relações interpessoais.

Em um estudo de 1980, o psicólogo George Levinger identificou as cinco etapas das relações interpessoais:

  • Conhecido
  • Construir
  • Continuando
  • Deteriorante
  • Terminando

As relações interpessoais bem-sucedidas atingem a terceira etapa (continuação). Eles duram até que a morte nos separe. Outras relações? Não por muito tempo. Alguns títulos estão disponíveis apenas por um tempo limitado.

Nesses casos, a relação passará pelas cinco etapas do Levinger. Isso significa que ambas as partes acabarão se separando. Isto é muito comum em envolvimentos românticos. Também é típico quando se faz a transição para um novo local de trabalho ou quando se forma da escola.

Também é normal que uma relação não avance além da fase de conhecimento. Estas são conhecidas como relações interpessoais secundárias.

Alguns exemplos comuns são:

  • vizinhos
  • seu amigo preferido
  • amigos de amigos
  • outros com os quais você interage de forma semi-regular.

Você pode trocar “olá” e “como você está” com essas pessoas. Mas a conversa geralmente não evolui além de simples cumprimentos.

Se você construí-lo, as relações interpessoais virão

Não há como negá-lo: as relações requerem esforço e nenhuma relação é perfeita. Conflito está destinado a acontecer. Ambas as partes têm que trabalhar para manter uma conexão positiva. A coisa mais importante a fazer é manter uma comunicação clara e aberta.

Uma comunicação forte não cria apenas bons momentos. Também ajuda você a superar os não tão bons. Construa seus relacionamentos com base na conversa e na escuta. Isto o ajudará a resolver problemas e a formar laços mais fortes.

Tenha em mente: o relacionamento mais importante que você já terá é consigo mesmo. Cuide de si mesmo e de seus sentimentos. Esta é a única maneira de garantir uma relação saudável com os outros.

Importantes hábitos de relacionamento

  • Seja honesto e digno de confiança. Sem confiança, não há relacionamento.
  • Faça o esforço.
  • Ouçam um ao outro.
  • Seja respeitoso, sempre.
  • Seja lento a julgar. (Veja: Ouçam um ao outro).
  • Gerenciar as expectativas e as emoções.
  • Estabelecer e manter limites.
  • Esteja aberto a comentários e críticas construtivas.

Conclusão

As relações interpessoais são essenciais para nossa saúde e felicidade em geral. Lembre-se apenas de administrar suas expectativas. Você não vai ter uma conexão de nível de alma gêmea com todos que encontrar. E tudo bem! Toda relação interpessoal tem algo a oferecer.