O que está impedindo as pessoas de aproveitar mais os momentos? Diria que algo muito comum, elas não sabem como parar de pensar demais.
Eles pensam demais em cada pequeno problema até que se torne algo maior e mais assustador do que realmente é. Você pensa demais em coisas positivas até que elas não pareçam mais tão positivas, é quando a ansiedade começa a aumentar.
Ainda super ‘analisar’ e desconstruir as coisas e, assim, a felicidade que vem de simplesmente desfrutar de algo no momento desaparece.
Agora, pensar sobre as coisas pode ser uma grande coisa, é claro.
Mas se perder em um tipo de transtorno de pensamento excessivo, no qual você muitas vezes joga os piores cenários em sua mente ou tenta ver todos os resultados possíveis, pode fazer com que você fique preso na vida.
Gostaria de compartilhar 12 hábitos que me ajudaram muito a me tornar um pensador mais simples e inteligente e a viver uma vida mais feliz e com menos medo.
Espero que também ajude outros pensadores crônicos a gastar menos tempo com esses pensamentos repetitivos.
1. Defina um prazo curto para tomar uma decisão.
Se você não tem um limite de tempo para tomar uma decisão e agir, pode continuar mudando seus pensamentos e vendo-os de todos os ângulos em sua mente por um longo tempo.
Portanto, aprenda a ser melhor em tomar decisões e agir estabelecendo prazos em sua vida diária. Não importa se é uma decisão pequena ou maior.
Isto é o que funcionou para mim:
Para pequenas decisões, como lavar a louça, responder a um e-mail ou fazer exercícios, geralmente me dou 30 segundos ou menos para tomar uma decisão.
Para uma decisão um pouco maior ou mais difícil que levaria dias ou semanas para pensar no passado, uso uma janela de 30 minutos ou o final do dia de trabalho.
2. Coloque as coisas em uma perspectiva mais ampla.
É muito fácil cair na armadilha de pensar demais nas pequenas coisas da vida.
Então, quando você está pensando e pensando em algo, o primeiro passo é se perguntar:
Será que isso importa em 5 anos? Ou mesmo daqui a 5 semanas?
Descobri que ampliar minha perspectiva por meio dessa pergunta simples pode rapidamente me tirar de ruminações e previsões do fim do mundo e me ajudar a deixar ir.
Isso me permite finalmente parar de pensar em algo e focar meu tempo e energia em outra coisa que realmente importa para mim.
3. Pare de preparar seu dia para o estresse e pensamentos excessivos.
Você não pode evitar totalmente dias esmagadores ou altamente estressantes.
Mas você pode minimizar o número deles em seu mês e ano se começar bem o seu dia e não se preparar para estresse desnecessário, pensamento excessivo e sofrimento.
Três coisas que me ajudam a fazer isso são
1. Comece bem já no inicio.
É talvez a melhor maneira de influenciar o seu dia. Porque a maneira como você começa o dia tende a definir o tom do seu dia.
Uma manhã estressada leva a um dia estressado. Consumir informações negativas enquanto anda de ônibus para o trabalho tende a levar a pensamentos mais pessimistas pelo resto do dia.
Considerando que, por exemplo, ler algo animador no café da manhã, fazer algum exercício e começar sua tarefa mais importante agora define um bom tom para o dia e o ajudará a permanecer positivo.
2. Faça uma única tarefa e faça pausas regulares.
Isso ajudará você a manter o foco ao longo do dia e a continuar com o que é mais importante, além de permitir que você descanse e recarregue para não começar a ficar sobrecarregado.
E essa mentalidade um tanto relaxada, mas estreitamente focada, ajudará você a pensar de forma clara e decisiva e evitará acabar em um espaço de cabeça estressado com muitos pensamentos.
3. Minimize as informações que você consulta diariamente.
Muita informação, muitas vezes quando você leva apenas alguns minutos para verificar sua caixa de entrada, sua conta no Facebook ou Twitter ou como seu blog ou site está indo, você obtém mais entradas e confusão em sua mente à medida que o dia avança.
Também se torna mais difícil pensar de forma simples e clara e mais facilmente voltar ao hábito familiar de pensar demais.
4. Perceba que você não pode controlar tudo.
Tentar pensar nas coisas 30 vezes pode ser uma maneira de tentar controlar tudo e perder o sentido de como parar de pensar demais. Para cobrir todas as eventualidades para não correr o risco de errar, falhar ou parecer um tolo.
Mas essas coisas fazem parte de viver uma vida onde você realmente estica sua zona de conforto. Todas as pessoas que você pode admirar e que viveram uma vida que o inspira falharam. Eles cometeram erros.
Mas, na maioria dos casos, eles também viram essas coisas como um feedback valioso para aprender.
Essas coisas que podem parecer negativas lhes ensinaram muito e foram muito valiosas para ajudá-los a crescer.
Então pare de tentar controlar tudo. Tentar fazer isso simplesmente não funciona porque ninguém pode ver todos os cenários possíveis de antemão.
Claro, isso é mais fácil dizer do que fazer. Então faça isso em pequenos passos, se quiser.
5. Torne-se uma pessoa de ação.
Quando você sabe como começar a agir de forma consistente todos os dias, você vai procrastinar menos pensando demais.
Definir prazos e definir um bom tom para o dia são duas coisas que me ajudaram a me tornar uma pessoa de ação.
Dar pequenos passos à frente e focar em dar um pequeno passo de cada vez é outro hábito que tem funcionado muito bem.
Funciona tão bem porque você não se sente sobrecarregado e, portanto, não quer fugir para a procrastinação ou a inação preguiçosa.
E mesmo que você tenha medo, dar apenas um passo é algo tão pequeno que o medo não o paralisa.
6. Diga pare em uma situação em que você sabe que não consegue pensar direito.
Às vezes, quando estou com fome ou quando estou deitada na cama e prestes a dormir, emoções e pensamentos negativos começam a zumbir em minha mente.
No passado, eles poderiam fazer um pouco de dano. Hoje em dia eu fiquei bom em pegá-los rapidamente e dizer a mim mesmo:
Não, não, não vamos pensar nisso agora.
Eu sei que quando estou com fome ou com sono, minha mente tende a ser vulnerável a pensamentos pouco claros e negatividade.
Então continuo com minha frase “não, não…” e digo a mim mesma que vou pensar nessa situação ou questão quando souber que minha mente funcionará muito melhor.
Por exemplo, depois de ter comido alguma coisa ou de manhã depois de ter dormido minhas horas.
Levei um pouco de prática para fazer isso funcionar, mas fiquei muito bom em procrastinar dessa maneira. E sei por experiência que quando reexamino uma situação com um pensamento um pouco sóbrio, em 80% dos casos o problema é muito pequeno ou inexistente.
E se houver um problema real, minha mente está preparada para lidar com ele de uma maneira muito melhor e mais construtiva.
Veja também: