Qual a vantagem de usar abordagem Scrum?

por | dez 1, 2022 | Métodos Ágeis, Projetos

Entenda a abordagem Scrum, um framework simples de entender e de implantar devido aos cenários envolvidos. A forma mais ágil do mercado.

O que é Scrum?

É uma metodologia iterativa que trata as principais partes do desenvolvimento como uma caixa preta controlada. As iterações chamadas sprints são usadas para desenvolver o produto que está pronto para ser lançado após cada sprint.

Isso é diferente da forma tradicional de construir software usada pelas empresas, que era um ciclo de vida sequencial comumente conhecido como cascata.

Uma metodologia originalmente refinada em 1995 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, com base no trabalho feito por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka. Chamado de SCRUM no Rugby, é o framework ágil mais reconhecido.

A família de métodos de desenvolvimento ágil nasceu da crença de que uma abordagem scrum mais baseada na realidade e no ser humano para o desenvolvimento de produtos, aprendizado, inovação e mudança produziria melhores resultados.

Os princípios ágeis enfatizam a criação de software que funcione e que as pessoas possam usar rapidamente, em vez de gastar muito tempo escrevendo especificações. O desenvolvimento ágil foca em times multifuncionais com capacidade de tomada de decisão, diante de grandes hierarquias e compartimentalização por funções.

O que faz a equipe de Scrum

Uma Equipe Scrum é composta por um Dono do Produto, Scrum Master e a Equipe de Desenvolvimento, responsáveis ​​pela alta qualidade e entrega pontual dos compromissos do sprint.

  • O Dono do Produto: Obtém informações sobre o que o produto deve ser e o traduz em uma Visão do Produto ou Backlog do Produto.
  • A Equipe: Desenvolve o produto idealizado pelo Dono do Produto.
  • O Scrum Master: Ele faz o que for preciso para o sucesso do Time Scrum, como remover impedimentos organizacionais, facilitar reuniões, atuar como um porteiro para que ninguém interrompa desnecessariamente o trabalho do time.

O que é uma Sprint na abordagem Scrum

Os ciclos de trabalho são chamados de Sprints. Essas iterações não duram mais de 3-4 semanas cada e se desenvolvem uma após a outra sem pausa. Os Sprints têm duração fixa, ou seja, terminam em uma data específica, independente do trabalho ter sido concluído ou não, e nunca são prorrogados.

No início de cada Sprint, uma equipe multifuncional seleciona itens (requisitos do cliente) de uma lista priorizada. A equipe se compromete a concluir os itens no final do Sprint. Durante o Sprint, os itens escolhidos não mudam.

Todos os dias, a equipe se reúne brevemente para revisar seu progresso e ajustar as próximas etapas necessárias para concluir o trabalho restante. No final do Sprint, a equipe revisa o Sprint com as partes interessadas e demonstra o que construiu. As pessoas recebem feedback que pode ser incorporado ao próximo Sprint.

O resultado de cada Sprint é oficialmente chamado de Incremento do Produto Potencialmente Disponível. Antes do primeiro Sprint, o Dono do Produto e a Equipe precisam concordar com uma Definição de Pronto, que é um subconjunto das atividades necessárias para criar um Incremento de Produto Potencialmente Entregável. A Equipe planejará seu trabalho de Sprint de acordo com esta Definição de Pronto.

Veja os eventos da Sprint

Antes de iniciar qualquer evento de sprint, o primeiro passo na abordagem Scrum é que o Dono do Produto evolua a visão do produto em uma lista refinada e priorizada de recursos chamada Backlog do Produto.

Reunião de Planejamento do Sprint

No início de cada Sprint, ocorre a Reunião de Planejamento do Sprint, na qual é planejado o trabalho a ser realizado no Sprint. Esta reunião costuma ser dividida em duas partes (a primeira é o “o que” e a segunda é o “como”).

  • O que será entregue no incremento resultante da próxima Sprint?
  • Como será feito o trabalho necessário para entregar o Incremento?

Participantes:

  • Parte 1: Dono do Produto, Equipe, ScrumMaster.
  • Parte 2: Equipe, Scrum Master, Product Owner (opcional, mas deve estar disponível para perguntas)

Duração: Cada parte dura uma hora por semana do Sprint.

Os itens do Product Backlog selecionados para este Sprint, mais o plano para entregá-los, são chamados de Sprint Backlog.

Como é feito o “Daily Scrum”

O Daily Scrum é um evento de 15 minutos de duração para o Time de Desenvolvimento (Product Owner opcional, ScrumMaster geralmente presente) para sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas. Isso é feito inspecionando o trabalho desde o último Daily Scrum e prevendo o trabalho que pode ser feito antes do próximo.

Todos os dias, os membros da equipe atualizam sua estimativa da quantidade de tempo restante para concluir sua tarefa atual no Sprint Backlog.

Após essa atualização, alguém soma as horas restantes para a equipe como um todo e as plota no Gráfico Sprint Burndown. Este gráfico mostra, a cada dia, uma nova estimativa de quanto trabalho (medido em horas-homem) resta até que as tarefas da Equipe sejam concluídas.

Idealmente, este deve ser um gráfico com inclinação descendente que tenha uma trajetória para atingir “zero esforço restante” no último dia do Sprint.

Revisão do Sprint

Ao final da Sprint, é realizada uma Revisão da Sprint para inspecionar o Incremento e adaptar o Backlog do Produto, se necessário. O resultado da Revisão do Sprint é um Refinamento do Backlog do Produto que define os prováveis ​​itens do Backlog do Produto para o próximo Sprint.

A Revisão do Sprint inclui os seguintes elementos:

  • O Product Owner identifica o que foi “Feito” e o que não foi “Feito”;
  • O Time de Desenvolvimento discute o que deu certo durante a Sprint, os problemas encontrados e como foram resolvidos;
  • A Equipe de Desenvolvimento demonstra o trabalho “Concluído” e responde a perguntas sobre o Incremento;
  • O Product Owner discute o Product Backlog como está. O Product Owner discute o Product Backlog como está e projeta as prováveis ​​datas de conclusão com base no progresso até o momento,
  • Todo o grupo colabora no que fazer a seguir, portanto, a Revisão do Sprint fornece informações valiosas para as Reuniões de Planejamento do Sprint subsequentes.
  • Esta é uma reunião de quatro horas para os Sprints de um mês. Proporcionalmente menos tempo é alocado para Sprints mais curtos.

Como é feita a “Retrospectiva da Sprint”

A Retrospectiva do Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si mesmo e criar um plano de melhoria a ser executado durante o próximo Sprint. Time-boxed para 45 minutos por semana do Sprint na abordagem scrum.

O objetivo da Retrospectiva da Sprint é:

  • Inspecione como foi a última Sprint com relação a pessoas, relacionamentos, processos e ferramentas;
  • Identificar e ordenar os principais elementos que correram bem e possíveis melhorias;
  • Crie um plano para implementar melhorias na maneira como o Time Scrum faça seu trabalho.

Referências:

The Scrum Guide, 2013, por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, publicado pela scrum.org.