Como você definiria a comunicação e relacionamento interpessoal? A verdade é que é muito simples. O significado mais simples e básico de comunicação interpessoal é “comunicação face a face”. Mas há muito mais na comunicação interpessoal eficaz.
Na verdade, há toda uma série de habilidades de comunicação interpessoal, e estamos prestes a explorar o tema em profundidade. Você verá como a comunicação e as habilidades interpessoais são uma parte valiosa do sucesso no seu trabalho, especialmente para cargos como gerente de projetos. Forneceremos até mesmo alguns exemplos de comunicação interpessoal ao respondermos “o que é comunicação e relacionamento interpessoal?“
O que é comunicação interpessoal?
A comunicação interpessoal envolve a troca de informações, ideias e sentimentos verbal ou não verbalmente entre duas ou mais pessoas. A comunicação face a face geralmente envolve ouvir, ver e sentir a linguagem corporal, as expressões faciais e os gestos.
Em outros termos, a comunicação interpessoal é a troca de informações, significados, sentimentos e opiniões entre duas ou mais pessoas por meios verbais e não verbais. Embora tenhamos mencionado anteriormente a comunicação face a face, a tecnologia atual nos obriga a ampliar sua definição para incluir meios como telefonemas e mensagens online.
E a comunicação intrapessoal?
Você já deve ter ouvido o termo “comunicação intrapessoal” e se perguntado se está relacionado à comunicação interpessoal. Na verdade, as palavras são opostas. “Inter” refere-se a relacionamentos entre indivíduos, grupos ou outras entidades.
A comunicação intrapessoal descreve como nos comunicamos com nós mesmos, incluindo uma ideia precisa de nossas percepções, expectativas e conceitos.
Tipos de comunicação interpessoal
O primeiro passo para responder “o que é comunicação interpessoal?” é dividi-lo em quatro tipos diferentes.
- Verbal: Em outras palavras, fale. Este termo engloba as palavras que são usadas, a capacidade de persuasão com que são faladas, a linguagem que é usada, as palavras que são enfatizadas e até o uso de sons afirmativos e frases curtas como “Sim” ou “Uh-huh.”
- Ouvir: Pode-se argumentar que ouvir é a habilidade de comunicação interpessoal mais importante. Engloba a capacidade de ouvir com atenção, seja utilizando o ouvido para ouvir “pessoalmente” ou por outros meios, por exemplo, através da Internet. Ouvir também inclui técnicas especiais, como reflexão e esclarecimento. Os melhores ouvintes são pessoas capazes de focar sua atenção no orador, de modo que o orador se sinta a única e mais importante pessoa na sala.
- A Palavra Escrita: Graças à era da Internet e situações que exigem isolamento (por exemplo, a pandemia), boas habilidades de comunicação escrita tornaram-se uma vantagem. Seja nas redes sociais, no local de trabalho ou até mesmo enviando mensagens de texto ao telefone, você precisa saber transmitir o que quer dizer por escrito. Esse tipo inclui emojis, gramática, clareza, tom e até pontuação. Afinal, há uma grande diferença entre “Vamos comer, vovó!” e “Vamos comer, vovó!”.
- Não-verbal: Este último tipo engloba linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz e gestos. Novamente, é essencial que o ouvinte capte e interprete corretamente as pistas não verbais.
Elementos da comunicação e relacionamento interpessoal
Agora que estabelecemos os tipos de comunicação interpessoal, podemos dar o próximo passo na compreensão desse conceito, dividindo-o em seis elementos diferentes para responder “o que é comunicação interpessoal?”
- As partes comunicantes: Não há comunicação sem um emissor e um receptor. No entanto, muitas pessoas cometem o erro de atribuir um único remetente e um único destinatário à conversa. A comunicação interpessoal eficaz exige que todas as partes desempenhem os dois papéis, enviando e recebendo a mensagem no momento certo.
- A mensagem em si: Este elemento engloba a informação em todas as formas possíveis, incluindo fala e comunicação não verbal.
- Ruído Externo: Ruído inclui qualquer coisa que interfira, distorça ou sobrecarregue a mensagem. Esse elemento abrange desde ruídos de origem física (por exemplo, os sons do trânsito, um bebê gritando na mesa ao lado) até dificuldades mais abstratas, como mal-entendidos culturais, jargão corporativo exagerado, demonstração de desinteresse ou linguagem corporal inadequada.
- Feedback: Esse elemento borra a linha com a ideia de “emissor e receptor”, mas é distinto o suficiente para ser considerado separadamente. O feedback é limitado a reações imediatas a uma mensagem postada. O feedback pode ser verbal (por exemplo, “Concordo” ou “Estou confuso; o que você quer dizer?”) ou não verbal (por exemplo, expressões faciais, mudanças na linguagem/postura corporal).
- Contexto: Você já ouviu a frase “Leia a sala!”? Isso significa que o orador precisa prestar atenção ao humor geral e à atmosfera dos ouvintes e onde eles estão. O contexto inclui a localização física, o humor/clima emocional do público e o contexto social.
- O canal: Este elemento abrange a transferência da mensagem do emissor para o receptor e refere-se à visão e à fala.
O que é comunicação interpessoal? Os quatro princípios da comunicação interpessoal
Temos mais um conjunto de avarias para cobrir. Sempre que você se comunicar com as pessoas, você deve manter esses quatro princípios em mente. Se você fizer isso, sua técnica de comunicação interpessoal melhorará e suas mensagens serão mais eficazes.
- É inevitável: a menos que você seja um eremita vivendo em uma caverna, é inevitável que você interaja com os outros de uma forma ou de outra. Mesmo se você estiver em confinamento, graças a algo como uma quarentena, ainda terá a oportunidade de se comunicar interpessoalmente (por exemplo, telefone, Skype, texto).
- Irreversível: Você pode estar familiarizado com a frase “Não posso desfazer o que vi”. Você não pode retirar o que escreveu ou disse. Mesmo que você peça desculpas ou tente retirar seus comentários, as pessoas não esquecem as palavras facilmente. E lembre-se que o conteúdo da Internet é para sempre.
- É complicado: você pode pensar que o ato de falar e ouvir é um acéfalo. Infelizmente, a vida cotidiana é complicada e a comunicação interpessoal é cheia de armadilhas. Nem todo mundo tem o mesmo quadro de referência ou é igualmente adepto de pegar pistas sutis ou entender a dica. Alguns falantes assumem como certo que tudo o que dizem é interpretado corretamente porque os ouvintes obviamente devem estar na mesma onda que eles (alerta de spoiler: nem sempre é o caso).
- É contextual: às vezes não podemos controlar quais pessoas ouvem nossa mensagem, onde estão, seu humor e mentalidade e seu nível de compreensão. Mas, novamente, isso nos traz de volta à seção dedicada aos elementos da comunicação interpessoal, especificamente ao contexto.
Exemplos de comunicação interpessoal
Aqui estão alguns exemplos comuns de comunicação interpessoal. Você notará que eles se referem aos diferentes tipos de comunicação interpessoal.
- E-mails: Este exemplo é uma forma onipresente de comunicação interpessoal em nossa era de uso crescente da Internet. Infelizmente, nem sempre podemos comunicar nuances e tom, o que leva a mal-entendidos. Portanto, é necessário ter boas habilidades de comunicação escrita.
- Telefonemas: Sim, as pessoas ainda estão usando seus smartphones para conversar. No entanto, como a maioria das chamadas telefônicas não possui pistas visuais, são necessárias boas habilidades de comunicação verbal.
- Apresentações: Você já sabe o que isso significa se já ouviu uma palestra ou esteve em uma reunião de negócios. As apresentações geralmente incorporam todos os tipos de comunicação interpessoal. O orador deve ter boas habilidades verbais, usar gestos e expressões de forma eficaz, consultar texto escrito e outros recursos visuais e entender como o público sente e recebe a mensagem.
- Mensagens de texto: Você sabia que íamos falar sobre este tópico, certo? As mensagens de texto são menos formais e estruturadas do que os e-mails, portanto, o comunicador deve aprender habilidades de conversação informal.
Usos da comunicação interpessoal
Inevitavelmente, usamos a comunicação interpessoal em muitas situações e contextos diferentes, seja no trabalho ou em casa. Usamos essa habilidade vital para:
- Divulgue e colete informações
- Influenciar as atitudes e comportamentos dos outros
- Crie contatos, faça amigos e mantenha relacionamentos
- Dar sentido ao nosso mundo e entender melhor nossas experiências nele
- Expressar nossas necessidades pessoais e compreender as dos outros
- Faça decisões e resolva problemas
- Defina limites sociais e profissionais
- Fornecer e receber o apoio emocional necessário
- Antecipar e prever o comportamento das pessoas
- Regular o equilíbrio de poder no local de trabalho ou no círculo social
A importância da comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é uma soft skills valiosa em muitas descrições de cargos. Boas habilidades de comunicação interpessoal ajudam as pessoas a expressar melhor suas emoções e pensamentos e a cultivar um maior senso de empatia em relação aos outros.
A comunicação interpessoal também é uma parte vital de ser um jogador de equipe ou líder de grupo, coisas que os recrutadores estão sempre procurando.
Se você tiver fortes habilidades de comunicação interpessoal, poderá expressar claramente suas intenções e pensamentos, enriquecendo seus relacionamentos profissionais e sua vida pessoal.
Muitos conflitos têm sua origem em simples mal-entendidos. Fortes habilidades de comunicação interpessoal ajudam a reduzir a probabilidade desses mal-entendidos, o que diminui ainda mais o risco de discussões, mágoas, rancores e questões morais.