As 10 dicas para dizer “não” de forma positiva.

por | out 11, 2022 | Comportamentos

Como você pode dizer sim quando você honestamente só quer dizer não? Confira essas dicas de como dizer não de forma positiva.

Bem, não é fácil. Eu costumava ter muitos problemas com isso. Então ficava frustrado e zangado comigo mesmo e com outras pessoas que me pediam um favor ou ajuda.

Ao mesmo tempo, eu estava trabalhando nos objetivos de outras pessoas em vez dos meus próprios e desperdiçando muito tempo e energia nisso. As coisas simplesmente tinham que mudar.

Confira aqui 10 das melhores dicas, hábitos e estratégias sobre como dizer não de forma positiva.

Como dizer não de forma positiva
imagem: freepik.com

1. Em primeiro lugar, considere por que você diz não.

Quando estiver prestes a dizer não, lembre-se por que está fazendo isso.

Concentre-se nas coisas positivas que isso abrirá em sua vida, como mais tempo para sua família, para sua escrita ou outro hobby, ou apenas para relaxar, e seus níveis de estresse diminuirão.

Porque você precisa dizer não às coisas para dizer sim às coisas que você quer em sua vida (não há tempo suficiente e, acima de tudo, energia para fazer tudo).

Essa motivação positiva o ajudará a seguir em frente com sua decisão, mesmo que pareça difícil.

Uma maneira simples de manter o foco no que é importante em sua vida, tanto quando você precisa dizer não quanto para permanecer no caminho certo e não se distrair em sua rotina diária, é se perguntar o seguinte:

Quais são as 3 a 5 prioridades da minha rotina agora?

Pode ser passar mais tempo de qualidade com sua filha, seu hobby de fotografia, reduzir suas dívidas, etc.

Escreva essas 3 a 5 prioridades principais em um post-it ou como um lembrete diário em seu smartphone (eu uso o aplicativo Google Keep para lembretes no meu telefone).

Isso manterá sua atenção constantemente no que realmente importa para você.

2. Desarme-se suavemente e depois declare sua necessidade.

É mais fácil para as pessoas aceitarem o seu “não” se você as desarmar gentilmente primeiro. Você pode fazer isso, por exemplo, dizendo que está lisonjeado e que aprecia a oferta gentil.

E seja honesto com o que você diz.

Aí você pode, por exemplo, acrescentar que não tem tempo de aceitar e fazer o que eles querem.

3. Adicione como você se sente sobre isso.

Algumas pessoas insistentes podem querer superar suas objeções e vender algo ou convencê-lo a fazer algo, mesmo que primeiro diga não com uma razão válida.

Então tente isto: diga como você se sente como uma razão para dizer não.

Por exemplo, diga que você acha que essa oferta não se encaixa em sua vida agora. Ainda que você se sente sobrecarregado ou que seu prato já está mais do que cheio e é por isso que você não pode fazer o que eles querem.

Ou que você sente que realmente precisa manter toda a atenção em seu projeto principal agora.

O ponto de dizer a alguém como você se sente não é apenas para que ele entenda melhor seu ponto de vista, mas também é muito mais difícil argumentar com o que você sente do que com o que você pensa.

4. Ajude um pouco, se possível.

Para sair da conversa em que você está dizendo não de maneira positiva, veja se pode ajudar um pouco.

Recomende alguém que você acha que se encaixaria melhor e poderia ajudar melhor do que você. Faço isso com bastante frequência quando um leitor ou alguém em minha vida precisa de ajuda que não posso fornecer ou conhecimento que me falta.

5. Se você se sentir um pouco culpado, nada acontece.

Mas só porque você se sente um pouco culpado por dizer não, não significa que você tenha que agir de acordo com essa emoção. Em vez disso, você só precisa estar com ela.

Quando você está com essa emoção e permite que ela apenas seja, então, depois de um tempo, ela começará a perder sua força e ficará cada vez menor. E assim você pode seguir em frente.

6. Apenas perceba que você não pode agradar algumas pessoas.

O fato é que com algumas pessoas você simplesmente não pode vencer. Eles não ficarão satisfeitos. Não importa o que você faça.

Porque não é sobre você com essa pessoa. É sobre ele ou ela.

É que ele está em um casamento infeliz ou que é varrido por preocupações com dinheiro.

Ou que ela tem um animal de estimação doente, está cansada do trabalho ou não tem uma boa química com você.

Perceber isso, e que você não pode fazer com que todos gostem de você, mesmo que você diga sim todas as vezes, pode ajudá-lo a quebrar seu hábito de agradar as pessoas.

E para começar a focar mais no que VOCÊ basicamente quer dizer sim ou não.

7. Melhore sua auto-estima.

Se você não se valoriza, também não valoriza muito o seu tempo.

Isso tem sido muito verdadeiro na minha experiência.

A coisa mais poderosa que encontrei, além de manter constantemente meu foco no que realmente importa para mim, para tornar mais fácil dizer não foi melhorar minha auto-estima.

Com melhor auto-estima, o tempo e a energia que tenho se tornaram muito mais valiosos para mim e não quero desperdiçá-los.

E meu senso do que mereço na vida também aumentou e sou muito menos tolerante ou propenso a ceder às formas negativas de persuasão de outras pessoas.

Por exemplo, se me fazem sentir culpado, se me pressionam ou se apenas tentam tirar vantagem de mim.

8. Lembrete: você ensina as pessoas a se comportarem.

Esta é uma razão poderosa pela qual é importante dizer não quando for preciso.

Porque se você for assertivo sobre o que não quer, defendendo-se e dizendo não, as pessoas vão perceber.

E com o tempo você se encontrará com cada vez menos situações em que as pessoas tentam ser insistentes ou passar por cima de você. Isso tornará a vida e os relacionamentos mais fáceis e respeitosos, e ser assertivo também melhorará sua autoestima.

9. Perceba que o mundo seguirá em frente.

Lembre-se que só porque você diz não a algo não significa que o mundo para.

Eles vão encontrar outra pessoa que possa fazer o que eles querem e eles vão conseguir e a vida vai continuar para todos.

Portanto, não deixe que a sensação de ser quase insubstituível ou palavras nesse sentido o influenciem a dizer sim quando você realmente quer dizer não. Isso levou muitas pessoas a um caminho de ressentimento, raiva e, em alguns casos, esgotamento.

10. Comemore e discuta seus sucessos.

A forma do diálogo influência como dizer não de forma positiva.

Você pode não ser capaz de dizer não a tudo o que gostaria de dizer não em sua semana ou mês. Mesmo se você usar várias das dicas deste artigo.

No entanto, não se concentre muito nessas situações. Isso só fará com que sua autoestima e sua motivação cultivem o hábito de não cair. Aprenda o que puder com eles e siga em frente.

Para se concentrar acima de tudo em seus sucessos.

É possível que esta semana você tenha dito não em uma ou mais ocasiões. Isso ainda é algo novo e ótimo em sua vida, então sinta-se bem com isso. Dê um tapinha nas costas e comemore de alguma forma o que você conquistou e como você cresceu como pessoa.

E pense um pouco no que deu certo nessas interações e no que você pode aprender com elas para o futuro (e repita-as para obter o resultado desejado).


Se você quer mais sugestões para aprimorar seu soft skiils, consulte alguns artigos por exemplo como é a rotina de um gerente de projetos digitais ou até mesmo como parar de pensar demais com 6 hábitos simples.