Você já leu o artigo anterior que fala de como parar de pensar demais com 6 hábitos simples? Este aqui é uma continuação com mais sugestões para você, espero que aproveite.
1. Passe mais tempo no momento presente.
Ao estar no momento presente em sua vida diária, em vez de erros passados e experiências de vida ou um possível futuro em sua mente, você pode substituir cada vez mais o tempo que costuma gastar pensando demais com o estar aqui e agora.
Três maneiras que costumo usar para me reconectar com o momento presente e praticar a atenção plena são:
Reduzir a velocidade.
Desacelere o que você está fazendo agora. Mova-se mais devagar, fale mais devagar ou ande de bicicleta mais devagar. Respire lenta e profundamente.
Dessa forma, você estará mais ciente de como usa seu corpo e do que está acontecendo ao seu redor no momento.
Diga a si mesmo: agora estou…
Costumo dizer isso a mim mesmo: agora sou X. E X poderia estar escovando meus dentes. Dê um passeio na floresta. Ou lave a louça.
Este simples lembrete ajuda minha mente a parar de vagar e traz minha atenção de volta ao que está acontecendo agora.
Interrompa e reconecte.
Se você sente que está se perdendo em muito pensamento, uma das minhas práticas favoritas de atenção plena é interromper esse pensamento gritando em sua mente o seguinte: PARE!
Em seguida, reconecte-se com o momento presente, levando um ou dois minutos para se concentrar totalmente no que está acontecendo ao seu redor. Absorva tudo com todos os seus sentidos. Sinta-o, ouça-o, cheire-o, olhe-o e sinta-o na sua pele.
2. Passe mais tempo com pessoas que não pensam demais nas coisas.
Seu ambiente social é uma coisa importante para se pensar se você quiser quebrar padrões de pensamento destrutivos e sair do ciclo de pensar demais a longo prazo.
E isso não se refere apenas a pessoas e grupos próximos a você na vida real. Mas também sobre o que você lê, ouve e vê. Os blogs, livros, fóruns, filmes, podcasts e música em sua vida.
Portanto, pense se existe alguma fonte em sua vida, próxima ou distante, que encoraje e tenda a criar pensamentos mais excessivos em sua mente. E pense em quais pessoas ou fontes têm o efeito oposto em você.
Encontre maneiras de dedicar mais tempo e atenção às pessoas e fontes que têm um efeito positivo em seu pensamento e menos nas influências que tendem a reforçar seu hábito de pensar demais.
3. Esteja ciente do problema (e lembre-se disso ao longo do dia)
Estar ciente de seu desafio é importante para quebrar o hábito de pensar demais.
Mas se você acha que vai se lembrar de parar de pensar demais durante o seu dia normal, e em situações estressantes como um encontro próximo ou uma entrevista de emprego, você provavelmente está apenas se enganando.
Pelo menos, se você for como eu.
Porque ele precisava de ajuda. Mas não foi difícil consegui-lo. Acabei de criar alguns lembretes.
A principal era um bilhete na lousa que eu tinha em uma das minhas paredes na época. Dizia “Mantenha as coisas extremamente simples”.
Ver isso muitas vezes ao longo do dia me ajudou a parar de pensar demais mais rapidamente e, com o tempo, minimizar bastante esse hábito negativo.
Dois outros tipos de lembretes que você pode usar são
Uma pequena nota escrita.
Basta usar um post-it ou algo semelhante e escrever a frase no meu quadro branco, uma pergunta como “Estou complicando demais?” ou algum outro lembrete que agrada a você.
Coloque essa nota onde você não pode deixar de vê-la, como na mesa de cabeceira, no espelho do banheiro ou ao lado da tela do computador.
Um lembrete em seu smartphone.
Digite uma das frases acima ou uma de sua escolha em um aplicativo de lembrete em seu smartphone.
Por exemplo, eu uso meu telefone Android e o aplicativo gratuito Google Keep para fazer isso.
4. Não se perca em medos vagos.
Outra armadilha em que caí muitas vezes e que estimulou o pensamento excessivo é que me perdi em vagos medos sobre uma situação em minha vida.
E então minha mente correndo solta criou cenários de desastre sobre o que poderia acontecer se eu fizesse alguma coisa.
Então eu aprendi uma maneira melhor de sair desse círculo vicioso e isso é me perguntar primeiro:
Honestamente, qual é a pior coisa que poderia acontecer?
E quando eu descobrir qual é o pior que pode acontecer, então posso passar um pouco de tempo pensando no que posso fazer se essa coisa muitas vezes improvável acontecer.
Descobri que o pior que poderia acontecer de forma realista muitas vezes não é tão aterrorizante quanto o que minha mente vaga e enlouquecida pelo medo pode produzir.
Encontrar uma perspectiva e clareza diferentes dessa maneira geralmente leva apenas alguns minutos e um pouco de energia e pode economizar muito tempo e sofrimento.
5. Exercício também ajuda a como parar de pensar demais.
Isso pode soar um pouco estranho. Mas o exercício pode ajudar muito a liberar tensões internas, preocupações e reduzir meus níveis de estresse.
Na maioria das vezes, isso me faz sentir mais determinado, e quando eu era mais um pensador, costumava ser o método que eu usava para mudar meu humor para um mais construtivo
6. Durma muito e bem.
Acho que esse é um dos fatores mais negligenciados quando se trata de manter uma mentalidade positiva e não se perder em hábitos de pensamento negativo.
Porque quando você não dorme o suficiente, fica mais vulnerável.
Vulnerável à preocupação e ao pessimismo. Não pensar com a clareza de sempre. E se perder em pensamentos que dão voltas e voltas em sua mente enquanto você pensa demais.
Então, deixe-me compartilhar algumas das minhas dicas favoritas da minha rotina diária que me ajudam a dormir melhor:
Mantenha a calma.
No início, pode ser agradável entrar em um quarto quente. Mas descobri que durmo melhor e mais calmo, com menos sonhos assustadores ou negativos, se mantiver meu quarto fresco.
Mantenha os tampões de ouvido próximos.
Se, como eu, você é facilmente acordado por ruídos, alguns tampões de ouvido simples podem salvar sua vida.
Esses itens baratos me ajudaram a ter uma boa noite de sono e a superar roncos, gatos barulhentos e outros aborrecimentos mais vezes do que consigo me lembrar.
Não tente se forçar a dormir.
Se você não está com sono, não vá para a cama e tente se forçar a dormir.
Isso, pelo menos na minha experiência, só leva a jogar e virar por uma hora ou mais.
Uma solução melhor nessas situações é relaxar por mais 20 a 30 minutos no sofá com, por exemplo, alguma leitura. Isso me ajuda a adormecer mais rápido e, finalmente, dormir mais.